Como atuamos

A nossa atuação se dá, prioritariamente, por meio do Apoio à Comercialização, Incidência Pública e Assessoria, trabalhando para a formação “em” e “para a” Economia Solidária; Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES); e Economia Solidária e Segurança Alimentar.

Confira como atuamos em cada um destes eixos:

assesoria-how-we-operate

Apoio a comercialização

Desenvolvemos ações de apoio à comercialização de produtos originados a partir de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e do fortalecimento do comércio justo. Nessa perspectiva, apoiamos e realizamos:

– Feiras de Economia Solidária;

– Administração, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), do Centro Público de Economia Solidária do Município;

– Formação de grupos de consumidores.

Incidência pública

Enquanto entidade de apoio, desenvolvemos ações voltadas à promoção e garantia de direitos, em especial dos trabalhadores que integram os Empreendimentos Econômicos Solidários.

Entre as ações que desenvolvemos estão as articulações, audiências públicas e apoio à realização de encontros e conferências de Economia Solidária, e participação nos espaços de controle social, como fóruns e conselhos municipais, regionais e estaduais.

Assessoria e fomento

Desenvolvemos projetos voltados prioritariamente ao fortalecimento da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento justo, solidário e sustentável.

Nesse sentido, realizamos assessoria pontual e processual a Empreendimentos Econômicos Solidários, ao poder público e à comunidade acadêmica, além de mantermos o Programa Educação para o Desenvolvimento Solidário e Sustentável, que tem como objetivo disseminar o ideário da economia solidária como estratégia de desenvolvimento.

Também faz parte do Eixo Assessoria e Fomento o trabalho de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Entenda como funciona:

Metodologia de incubação

metodologia

 

Dialogando com todos os projetos que desenvolvemos, o trabalho de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) se refere à elaboração e implementação de um plano de ação devidamente articulado e construído entre todas as pessoas diretamente afetadas no processo de criação e desenvolvimento de um empreendimento de geração de trabalho e renda orientado pelas perspectivas da Educação Popular e da Economia Solidária.

A finalidade é promover a produção e a comercialização de bens de consumo no contexto de uma estrutura administrativa autogestionada coletivamente, seguida pela distribuição igualitária dos ganhos financeiros e sociais conquistados.